Seja bem-vindo
ao Programa de Pós-graduação em História da UESC.
ao Programa de Pós-graduação em História da UESC.
Em consonância com a missão institucional, a visão de futuro e os princípios filosóficos definidos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UESC, o Grupo de Pesquisa Estudos do Atlântico e da Diáspora Africana (GPEADA) consolidou-se, desde sua certificação pelo CNPq em 2005, como um núcleo de referência na produção e difusão do conhecimento histórico sobre o Atlântico e as diásporas africanas. Como desdobramento natural de suas atividades e de seu amadurecimento acadêmico, o Grupo propôs a criação do Programa de Pós-Graduação em História: Atlântico e Diáspora Africana (PPGH-UESC). Ao obter o título de Mestre História, na Área de Concentração e História do Atlântico e da Diáspora Africana o (a) estudantes estará apto ao exercício do trabalho do historiador, tendo competência para desenvolver pesquisas, produzir e difundir o conhecimento no âmbito da Educação Superior, da Educação Básica, em museus e órgãos de preservação de documentos, assim como para proposição e gestão de projetos de intervenção de social em vários âmbitos e instituições.
História do Atlântico e da Diáspora Africana estrutura o Mestrado Acadêmico em História da UESC a partir de uma abordagem ampla, integradora e metodologicamente fundamentada. O Programa dedica-se ao estudo dos processos históricos que conectam África, Europa e Américas desde a formação do Mundo Atlântico, especialmente a partir do século XVI, abrangendo a História Moderna, Contemporânea e, quando pertinente, a História do Tempo Presente.
O conceito de Atlântico adotado pelo Programa vai além de sua dimensão geográfica, sendo compreendido como um espaço de circulação e interação entre pessoas, culturas, ideias e práticas sociais. A partir de referenciais clássicos e contemporâneos como Braudel, Linebaugh, Gilroy e Armitage o Atlântico é entendido como um sistema histórico complexo, multicultural e transnacional, constituído por redes de contato que moldaram de maneira profunda as sociedades atlânticas.
No âmbito do PPGH-UESC, a Diáspora Africana é tratada de forma indissociável desse universo atlântico. A diáspora é reconhecida não apenas como consequência do tráfico de africanos escravizados, mas como um processo histórico abrangente, marcado por diferentes formas de deslocamento, reinvenção cultural e participação ativa de africanos e afrodescendentes na formação do mundo atlântico. Tais dinâmicas foram fundamentais para a construção histórica do Brasil, país que concentra atualmente a maior população negra fora da África.
O Programa de Pós-Graduação em História - Mestrado Acadêmico da UESC tem sua Área de Concentração em "História do Atlântico e da Diáspora Africana", tal delimitação traz consigo alguns significados e conceitos que remetem a uma amplitude temática, geográfica e cronológica. Esses significados e conceitos têm um impacto direto sobre a perspectiva pela qual se analisam os fenômenos e processos sociais, sejam eles em suas dimensões sincrônicas ou diacrônicas. Assim sendo, é necessário contextualizar em que âmbito teórico e metodológico se inscreve a proposta do Programa de Pós-Graduação em História: Atlântico e Diáspora Africana.
Linha de Pesquisa Experiências Atlânticas: Economia, Política E Sociedade
Linha de Pesquisa Experiência da Diáspora Africana: Identidade, Cultura e Sociedade